Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haiti - MINUSTAH

 

O Haiti é um Estado caribenho, que foi a principal colônia francesa das Américas. O país tem uma história importante, mas constantemente ignorada. No Haiti, a libertação dos escravos ocorreu em 1789 – o que só aconteceu no Brasil em 1888 – e a independência foi conquistada em 1804, ao fim da Revolução Haitiana, iniciada em 1791. Após se tornar a primeira república negra das Américas, o país foi obrigado a pagar uma alta indenização à França, que não ficou contente ao perder sua lucrativa colônia. Além disso, o Haiti sofreu com uma ocupação por parte dos Estados Unidos, que durou de 1915 a 1934. Segundo o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, a intervenção objetivava proteger interesses estadunidenses e estrangeiros no local.

Em 2003, o país ganhou repercussão internacional quando seu presidente fugiu de um ataque rebelde. O Brasil, a partir de 2004, começou a enviar tropas para o Haiti numa missão de paz promovida pela ONU, MINUSTAH.

A Missão de Paz MINUSTAH é considerada pela ONU e pelo Exército Brasileiro como bem sucedida, pois conseguiu promover sua mais importante tarefa: garantir as eleições desse ano para presidente. O Haiti se encontra em situação melhor do que aquela em 2003, os bairros e distritos estão voltando a normalidade graças as ações dos capacetes azuis em suas atribuições como segurança e reconstrução. Desde o início, a MINUSTAH esteve sob o comando brasileiro e assim permaneceu até seu encerramento, mas outros 15 países também integraram a operação. Mesmo com a participação de outros Estados, dados levantados sobre a Missão de Paz mostravam o destaque do Brasil. Ao todo, 37.449 militares brasileiros participaram da operação que durou 13 anos e 137 dias.

O dia a dia dos militares brasileiros